Que fazer caminhadas é ótimo para nossa saúde, todos já sabem. Melhor ainda é saber que a atividade ajuda a prevenir varizes nas pernas. O melhor remédio é a prevenção. A prática de atividade física moderada, principalmente a caminhada, é fundamental para uma perfeita circulação, e, consequentemente, evitar essa desagradável surpresa na sua pele.
As veias dos membros inferiores têm a função de bombear o sangue de volta ao corpo, em um esforço contra a lei da gravidade. Acontece que, eventualmente, uma veia pode apresentar problema, retendo sangue dentro dela, se dilatando e até mesmo inflamando.
Sintomas
“As varizes podem causar dor, inchaço, cãibras, sensação de peso e até formigamento”. Já os vasinhos não oferecem risco à saúde e limitam seus danos às questões estéticas. A maior preocupação é com a flebite, que é quando um coágulo se forma dentro da veia.
Tratar os vasinhos ou as varizes mais leves pode ser simples. Além da caminhada, drogas podem ser injetadas diretamente no local. Mas, no caso das varizes mais graves, a única solução é a intervenção cirúrgica. A intervenção é rápida, mas o pós-cirúrgico exige repouso de algumas semanas.
Prevenção
Além de caminhar regularmente, não passar muito tempo em pé é outro cuidado essencial tanto para quem quer prevenir como para quem quer evitar os desconfortos. Deitar por alguns minutos com as pernas acima do nível do coração também ajuda a aliviar dores e inchaços.
Matéria publicada na Revista e Blog da Medviews