DESCUBRA AS 5 PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES DAS VARIZES

complicacoes-nas-varizes-da-pernas-angiologia-aguas-claras

As varizes são veias dilatadas e tortuosas superficiais que aparecem nos membros inferiores, devido a uma fragilidade da parede desses vasos, que na maioria das vezes tem causa genética.

Associado a essa fragilidade da parede das veias ocorre o que chamamos de refluxo, que é quando as válvulas das veias não funcionam como deveriam (fechando completamente para impedir o refluxo de sangue) e permitem que o sangue reflua ao invés de seguir seu caminho habitual, ascendente.

Na presença de varizes o retorno venoso das pernas fica prejudicado e com isso há uma tendência de acúmulo de sangue nas veias das pernas. Esse acúmulo de sangue causa um aumento de pressão dentro das veias e consequentemente um extravasamento de líquido e de outras células e substâncias presentes no sangue para os tecidos ao redor desses vasos.

O líquido que extravasa causa o edema ou inchaço nas pernas e as demais substâncias e células provocam uma reação inflamatória local, que pode causar pele avermelhada, coceira, tecnicamente chamada de prurido, escurecimento da pele, endurecimento dos tecidos principalmente dos tornozelos, feridas que demoram a cicatrizar e até mesmo tromboflebite ou trombose venosa profunda.

  1. A tromboflebite superficial é a oclusão ou entupimento de uma veia do sistema venoso superficial, associada comumente de um processo inflamatório local que causa a maioria dos sintomas.

  2. A trombose venosa profunda é a oclusão de uma ou mais veias do sistema venoso profundo e seus sintomas estão relacionados ao processo inflamatório local e à obstrução ao fluxo sanguíneo nas veias acometidas.

  3. As feridas, chamadas de Úlceras Venosas Crônicas estão presentes em fases mais avançadas da doença e dependem na maioria das vezes de tratamentos voltados para a doença venosa crônica para cicatrizar. Os curativos utilizados em feridas de outras causas geralmente não funcionam em feridas provocadas pela insuficiência venosa crônica (IVC). IVC é todo o quadro clínico composto por sinais e sintomas clássicos provocados pela dificuldade de retorno venoso das veias dos membros inferiores.

  4. O endurecimento dos tecidos nos tornozelos é chamado tecnicamente de dermatofibrose e ocorre pela reação inflamatória causada pelo extravasamento de células e substâncias do sangue para os tecidos locais.

  5. O escurecimento da pele é chamado de Dermatite ocre e ocorre pelo extravasamento de células do sangue (hemácias) para os tecidos locais. As hemácias contém o pigmento hemoglobina, que é transformado em hemossiderina, um pigmento rico em ferro que causa essa coloração amarronzada da pele.

Essas alterações descritas surgem geralmente em fases mais avançadas da doença, por isso a importância do tratamento precoce na prevenção dessas complicações.


Artigo escrito por Dra. Viviane Queli Alcântara, médica Angiologista e Cirurgiã Vascular da Clínica Angiomaster.

5/5 - (5 votes)
logo-angiomaster
AtendimentoOnline
Informe seu nome e telefone para iniciarmos o atendimento 😀
Olá, seja muito bem-vindo, como podemos lhe ajudar? 😀