O surgimento ou piora das varizes durante a gravidez sempre despertou bastante interesse na comunidade. As varizes são uma doença bastante frequente na população, acometendo cerca de 50% da população mundial, atingindo cerca de 50 a 55% mulheres e cerca de 40 a 50% homens dependendo principalmente da faixa etária.
Quando incluímos todos os tipos de varizes, desde os vasinhos mais finos até as varizes mais grossas identificamos esse problema em até 70% das grávidas observadas. Existem duas teorias principais que explicam esse aumento das varizes na gestação.
A teoria mecânica é a que atribui ao crescimento do útero a dificuldade de retorno venoso das pernas, o útero aumentado de tamanho pelo crescimento do feto causaria uma obstrução das veias localizadas no abdome, impedindo ou dificultando o retorno sanguíneo das veias das pernas e favorecendo a dilatação destas veias.
A outra teoria é a hormonal, que atribui a dilatação venosa que ocorre na gravidez a fatores hormonais como o aumento da progesterona e do estrogênio ( hormônios femininos ). Estes hormônios aumentam consideravelmente na gestação e são responsáveis por várias alterações na parede venosa que contribuem para o surgimento das varizes.
Somando-se a essas duas teorias temos também o aumento do volume de sangue que ocorre nos vasos sanguíneos das gestantes, que contribui para a dilatação das veias.
Existem outros fatores de risco já conhecidos para o surgimento das varizes e que também se somam ás alterações que ocorrem na gestação, os fatores mais importantes são a idade, o número de gestações e a hereditariedade.
Então se você está gestante ou pensando em engravidar deve ter um cuidado extra com as suas pernas e caso necessário procure um Angiologista e Cirurgião Vascular para que possa esclarecer eventuais dúvidas e recomendar as medidas preventivas necessárias para manter a sua saúde e a do seu Bebê.
Ah, uma ótima notícia é que essa piora ou essas varizes novas que surgem na gestação geralmente regridem nas primeiras 8 a 12 semanas de pós-parto, retornando as suas pernas para a mesma situação prévia a gravidez.
Artigo escrito por Dra. Viviane Queli Alcântara, médica Angiologista e Cirurgiã Vascular da Clínica Angiomaster.